Aos 85 anos, o escritor português não cansa de surpreender. Não somente acabou de finalizar seu último livro, A Viagem do Elefante, como também se aventurou a construir um blog na internet, como muitos jovens de hoje fazem, para manter seus fãs e leitores atualizados!

O blog foi inaugurado nesta segunda-feira e já consta com dois posts. Saramago promete: “Disseram-me que reservaram para mim um espaço no blog e que devo escrever para ele o que for, comentários, reflexões, simples opiniões sobre isto e aquilo, enfim, o que vier a talhe de foice. muito mais disciplinado do que frequentemente pareço, respondi-lhes que sim, senhor, que o faria […]”, escreveu ele no texto de apresentação.

José Saramago foi o primeiro escritor de língua portuguesa a ganhar o prêmio nobel de literatura, o autor de Ensaio Sobre a Cegueira, adaptado ao cinema por Fernando Meirelles, escolheu um texto sobre Lisboa, “uma carta de amor” à cidade para debutar na página. “Decidi partilhá-la com os meus leitores e amigos tornando-a outra vez pública, agora na página infinita de internet.”

O segundo post traz o tom mais provocativo do escritor, que já se envolveu em polêmicas com a Igreja Católica pelo livro O Evangelho Segundo Jesus Cristo. Intitulado Perdão Para Darwin?, ele ironiza o pedido de desculpas da Igreja Anglicana ao autor da teoria da evolução, Charles Darwin. “Mesmo que Darwin estivesse vivo […], dizendo ‘Sim, perdoo’, a generosa palavra não poderia apagar […] uma só calúnia dos muitos que lhe caíram em cima”, polemiza.

Blog: blog.josesaramago.org

Principal fonte: Jornal Destak, 17 de Setembro de 2008

Anúncios