Resenha literária de “O Segredo – The Secret”

The Secret – O Segredo1 é o maior sucesso editorial de todos os tempos na área de desenvolvimento humano. Ouvi falar dele pela primeira vez com um certo atraso, em abril de 2007, quando ele foi capa da revista Veja. Assisti ao filme3, li o livro e outros materiais e agora venho comentar um pouco sobre o assunto.

Primeiro de tudo: a produtora australiana Rhonda Byrne teve uma grande idéia ao nomear como O Segredo1 algo que já é conhecido há centenas de anos como Lei da Atração. O filme e o livro prometem revelar um segredo que pode lhe ajudar a conquistar saúde, dinheiro, paz de espírito, etc. Quem não gostaria de saber esse segredo? Nota dez para o marketing, que mantém o clima de mistério em todas as peças de O Segredo – The Secret3, inclusive na arte gráfica.

 

A Lei da Atração é a antiga história de que as coisas que você deseja tem que se realizar antes nos seus pensamentos para depois se materializar. Pensamentos geram sentimentos, que geram ações, que geram [BP]resultados[/BP] (tanto positivos quanto negativos).

Capa do DVD43

Como bem explica O Segredo – The Secret1, é uma maneira de ver a vida que as pessoas de grande sucesso sempre incentivaram: Platão, Einstein, Graham Bell, Budha, Martin Luther King e até Winston Churchill. Procurando as declarações famosas de personagens como esses, é possível comprovar essa afirmação.

No meu ponto de vista, o filme e o livro só pecam em não tratar muito do ponto “ação”. Ele é muito bom em mostrar como pensar no que você quer (a maioria das pessoas pensa no que não quer), como acreditar nisso e como conquistar o que se deseja. Um outro ponto que não me agrada muito é como eles misturam a física quântica com um certo ar de espiritualismo/misticismo, mas é aceitável por fazer parte do pacote de marketing que citei acima.

No mais, é um tema muito interessante para quem se sente “empacado” na vida, sem conseguir atingir os objetivos que realmente deseja e sem saber exatamente os motivos disso. Se você desligar o filtro do preconceito auto-ajuda e realmente aplicar idéias desse porte, com certeza pode mudar radicalmente sua vida, se é o que realmente deseja. Esse tipo de idéia é daquelas que, independentemente se você acha que ela dá certo ou que não dá certo, de qualquer maneira você estará certo.

O sucesso de O Segredo – The Secret3 é tão grande que nas listas de livros mais vendidos atualmente no Brasil, nada menos que outros quatro são ligados ao mesmo: Lei da Atração: O Segredo Colocado em Prática5 de Michael J. Losier, Peça e Será Atendido6 de Jerry e Esther Hicks, A Lei Universal da Atração7 de Jerry e Esther Hicks, e Os Segredos da Mente Milionária8 de T. Harv Eker.

Fator W

Anúncios